segunda-feira, 9 de agosto de 2010

HISTÓRIA DO MUNICIPIO DE SÃO MIGUEL DE TAIPU

“A Sede do Município, situa-se a 36 m de altitude do nível do mar, tem posição geográfica pelo paralelo 7º”l6”02” de altitude em intersecção com o meridiano de 35º15`36” W. de longitude.


Clima é tropical quente e seco, tanto na várzea como na caatinga, com máxima de 27º e mínima de 22º. O inverno tem seu inicio em março, terminando em Julho, com índice fluviometrico de 59 mm/ano.

O principal rio que forma a bacia hidrográfica do Município é o rio Paraíba limite com Pilar e o rio Una limite com Juripiranga. Este rio é muito importante para o Município de São Miguel de Taipu por ser utilizado para irrigação, pesca, abastecimento e fornecimento de matéria prima para a construção. Ele nasce na Serra do Jabitacá no Município de Monteiro-PB, com o nome de São Domingos. Ainda nesse município recebeu o nome do rio do meio, e depois Cabaceira, e só então passa a se chamar Paraíba.

Destaca-se ainda na geografia do Município os rios Cirimataú (limite com Pilar), os riachos água Fria (limite com Cruz do Espírito Santo) e pequenos açudes nas localidades de Maravalha, Fazenda Paraíso, Fazenda Taipu, Fazenda Itapuá , Outeiro e pequenas lagoas: Maravalha, Lagoa de Mocóis e Lagoa Preta.

Distante 55 km da capital paraibana, o Município São Miguel de Taipu, com densidade demográfica de 63,9 Km2 ,, 80 km de Campina Grande e 100 Km da Região Metropolitana do Recife, e 18 km de Itabaiana, Município com o qual mantém o maior relacionamento e por ser sede do 12º Núcleo Regional de Saúde e de Educação.

E uma população de 6..640 habitantes (dados do IBGE ano: 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário