quarta-feira, 11 de agosto de 2010

BIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA DO ESCRITOR

FERNANDO TARGINO DA CUNHA




Nascido no dia 10 de maio de 1960, no Engenho Corredor, na parte pertencente ao Município de São Miguel de Taipu, PB, filho de João Targino da Silva e Hozana Pedro da Cunha. A sua caminhada rumo a profissionalização iniciou-se numa pequena escola localizada na Zona Rural do município de Pilar denominada de Santa Fé no Engenho Corredor terra do Ilustre Escritor José Lins do Rêgo, que por conta do destino hoje não se pode contar pôs a mesma se situava às margens do Rio Paraíba a escola foi destruída pela ação devastadora das águas do rio Paraíba isso precisamente nos anos 1976. Nessa escola onde tive o meu primeiro contato com o lápis e caderno, aprendi a escrever as minhas primeiras palavras e assinar meu nome no curso de alfabetização denominada de MOBRAL.

Foi nessa escola que aos onze anos passei a ter o meu primeiro contato com o mundo através dos livros, lia os livros e a cada página que folheava ficava encantado com as fotos das cidades, dos carros e operários trabalhando, que eram ilustrada no livro. Eu me simpatizava muito com a professora que deixava levar os livros para casa no final da semana, como ela via o meu interesse e vontade de aprender cada vez mais, fui encaminhado a uma segunda série no ano seguinte por ser considerado um menino estudioso e inteligente.

A escola não era uma escola confortável não tinha carteira tinha uns poucos bancos onde agentes se sentava espremido uns nos outros, a escola era apenas um pequeno quarto desse reservado para guardar algodão pelos senhores do engenho, tendo em vista que o administrador comprava algodão em uma sala de lado da escola e por está essa vaga funcionava ali uma escola.

Cheguei a concluir a segunda série nessa escolar e no ano seguinte veio a minha decepção os meus pais não deixaram mais eu estudar porque tinha que ajudar na roça. Os anos passaram-se e fui perdendo o gosto pelos estudos, eu era muito querido pela vizinhança pois eu escrevia cartas para elas e ganhava muitos presentes quando chegava o final do ano.

Chegou a oportunidade de caminhar pela s minhas próprias pernas e sair da companhia dos meus pais para tentar a vida lá fora, fui para o Rio de Janeiro, foi quando por incentivo de um colega de trabalho que me incentivou a voltar a escola fazendo inclusive a minha matrícula, como não tinha levado nenhum documento que comprovasse a escolaridade fui submetido a um teste de escolaridade conseguindo assim depois de nove anos fazer a terceira série dando seqüência aos meus estudos, logo no primeiro dia de aula fiquei encantado com a organização da escola que para mim era um sonho está estudando ali, sempre tímido não falava com ninguém para não demonstrar que era Paraíba, pois os alunos gozava muito quando alguém dizia que era da Paraíba, o meu silêncio ás vezes até incomodava as professoras que as vezes me perguntava porque eu não falava nada em classe, eu respondia que só estava prestando atenção, abria a boca somente para dizer presente.

Foi para mim um período maravilhoso, aprendi a falar corretamente sem atropelar o nosso português, estudei em ritmo de supletivo, como era interessado, fazia duas séries por ano, o que me fez avançar consideravelmente os meus estudos e alcançar o meu objetivo, quando tive que deixar a escola que só ensinava até o primário.

Fiquei com muita saudade dos professores que ficaram para traz e um pouco apreensivo com os novos professores que vinham pela frente no ginásio, cada série que concluía novos horizontes se abria para mim, sempre recebia elogios pelo meu comportamento e pelo esforço de aprender dentro de sala de aula, por causa da minha timidez não me recordo de Ter feito algum amigo nas escolas aonde passei, me recordo muito de uma professora que tinha um problema de CA nos seios e tinha dia que chegava muito agitada e todo mundo tinha medo de se dirigir a ela para fazer qualquer pergunta, mas nunca disse nada comigo, eu tinha muita pena dela pelo mau que ela sentia, se ela tiver morrido Deus que lhe dê o reino do céu como recompensa se assim o merecer. Ela por ser uma professora da disciplina de português aprendi muitas coisas que enriqueceram a minha linguagem e ela me falou uma coisa que até hoje não esqueci sobre a forma de escrever corretamente era alinhar as palavras e fazer bastantes redações que melhoravam as letras e fazendo assim, até hoje as pessoas acham as minhas letras bonitas.

Retornando a minha Paraíba, me casei e terminei de concluir a oitava série em escola da comunidade denominada CNEC, onde fiz várias amizades e todos mundo me admirava pela minha inteligência porque gostava muito de questionar os professores sobre a disciplina, o que os outros tinham medo de fazer, assim fui ampliando os meus conhecimentos e todos os demais alunos queriam sentar-se perto de mim para pedir fila no dia da prova só que como não tinha o hábito de filar nunca gostei de dar fila nas provas, terminei a oitava série sem ficar para final em nenhuma disciplina. As minhas amizades nessas escola foram excelente, recordações dessa série que me deixou saudade foi do professor de Inglês que quando os alunos o aperreava ele jogava uma campainha no chão que as bandas voavam, sendo essa a forma dele desabafar, mas era muito legal e aprendi muito com ele, mas a disciplina que me marcou profundamente foi a de matemática que apenas concluído a oitava série fui convidado dois anos depois para lecionar a disciplina de matemática devido o meu comportamento e empenho na sala de aula o que me incentivou ainda mais a ingressar em um curso de supletivo por correspondência de Segundo Grau.

Fiz o curso PADRE REUS do Rio Grande do Sul por correspondência o que me ajudou bastante os meus conhecimentos na área da matemática e outras disciplinas, sempre fui bem atendidos nas minhas reivindicações nas horas de tirar as minhas dúvidas por correspondência, foi buscando uma assimilar a minha educação em outros estados, para abrilhantar mais a minha formação na carreira no Magistério.

A Escola Cenecista foi estadualizada em março de 1993 e nosso sonho de continuar lecionando veio a por água abaixo, mas felizmente com a carência de docentes para lecionar disciplina no turno da noite fomos contratados graças a Deus e ao Dr. Nominando Diniz Filho, que conseguiu o nosso contrato que estamos agraciado até a presente data.

Com a necessidade de ampliar os meus conhecimentos ingressei no Projeto Logos II e não mais parei, disciplinas mais disciplinas eu concluía, seja no turno da manhã, tarde ou noite eu sempre estava lá pagando as minhas disciplina nas horas vagas.

Trabalhando em outra área como Saúde, fui também participando de cursos e treinamentos sempre adquirindo novos conhecimentos seja da área da educação, Saúde ou Informática concluir cursos como: Windows, Word, Excel e Internet e uma infinidade de seminários que enriqueceram meu currículo.

Em 2001 surgiu a minha oportunidade de ingressar no curso de nível superior onde cada fiz várias amizades e passei a integrar um grupo de pessoas de vários lugares e essa integração nos trouxe a oportunidade de relacionarmos com pessoas de opiniões diferentes e novas formas de críticas. A nossa primeira professora no curso de Pedagogia primeira disciplina foi um marcou que ficou na memória de todos os formando pela forma como ela tratou nós aluno, soube compreender na hora da necessidade, foi meiga e sincera com todos daí a tamanha amizade que até hoje ficou inesquecível.

Outros professores também marcaram a sua passagem brilhante aqui na UVA, mas alguns não deixou saudades, foi na hora que mais precisei veio de imediato o obstáculo que por motivo trabalhista cheguei a perder uma disciplina a Biologia ministrada pela professora Teresa, pois que tive que optar ou o emprego ou a Universidade e eu optei pelo emprego.

Amigos me procuraram para que eu não desistisse, e acabei retornando a UVA, mas já era tarde a disciplina de Biologia já tinha sido terminada, ficando portanto devendo para pagar em outra oportunidade quando o curso for terminado.

A Direção da UVA /IESP são pessoas legais que atende os professores com maior dedicação o que cativa cada vez mais nós professores a incentivar as pessoas vir fazer o curso de Pedagogia da UVA. no início do curso estávamos meio desacreditado devido conversas paralelas de que o curso de Pedagogia da UVA não era válido e agora tivemos a certeza que o curso tem validade e que o Estado já está pagando alguns professores salário de nível superior.

No trajeto desse meu curso de Pedagogia muitos obstáculos já cruzaram o meu caminho para que eu desistisse do curso e cheguei até ficar afastado a não vir mais a UVA quando um grande amigo (José Roberto) me procurou e me deu a oportunidade de chegar ao final do curso tudo aconteceu como no início de minha volta a escola quando um grande amigo (José Barreto) me incentivou a estudar e chegar aonde eu cheguei só tenho a agradecer a essas duas pessoas que souberam me ajudar na hora em que eu mais precisava, Jesus dê em dobro por essa gratidão.

Todas as disciplinas aqui estudadas no Curso de Pedagogia me deram um quilate de sabedoria extraordinária me enriqueceram as minhas práticas pedagógicas, hoje trabalho na sala de aula com outra visão, sei que tipo de aluno quero formar e preparar para o futuro, deixei para trás as minhas formas ignorante de pensar e refletir, pois antes ensinava sem segurança do que estava ensinando, hoje ensino com convicção, sei planejar uma aula, sei que objetivo quero alcançar e que tipo de avaliação faça com meus alunos.

Os Livros : São Miguel de Taipu conta a sua História e o Livro de Poesia Apenas uma Lágrima é apenas o começo de vários outros quem em breve será publicado.

Fernando Targino da Cunha
Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário