sexta-feira, 8 de julho de 2011

POESIAS DE UM MESTRE


SER GENIAL
Poeta Fernando Targino da Cunha

Quando  eu  fui  para  o  sul  do  país
só  pensava em  trabalha lá
foi  lá  que  conheci  a escola
e nunca  mais  parei  de  estudar
sabe  porque  eu  sou um gênio.

Eu  sou  o que  sou  por mero  esforço
Ninguém  me deu  a  mão  jamais
Tudo que consegui  foi pelo meu mérito
Meu esforço  Deus me recompensou
E  se hoje  estou subindo  na  vida agradeço a Deus
Ser um  gênio é por puro esforço

Se eu hoje  sou  professor
Estava na minha  vocação
desde cedo  já tinha  na mente
A  vontade  enorme de  educar
Sabe porque eu  sou  um  gênio.

Uma coisa que  aprendi  na  vida
Foi  respeitar  os  mais velhos
Trabalhar honestamente  e sério
Fui  paciente  também no  esperar
Quem  é  apressado  na  vida  não  tem  nada
Se  hoje eu  tenho  sabe  porque eu sou  um  gênio

Eu  vir para  esse mundo
Pelado  com a  mão no  bolso
Cresci  e  me tornei  gente
A  escola  da  vida me ensinou
A  me  tornar o que  hoje sou
Eu sou  um gênio

 Estudei em escola pública sempre
Não estudei em escola particular
Quando se quer aprender aprende
Seja em qualquer lugar não importa aonde
Quando se tem um objetivo alcançar
Tem que dibrar tudo e todos para chegar lá
Isto sim é que ser um gênio

Quando fui para escola já grande
Aprender a lição do Bê a BA
Logo no inicio não foi fácil
Depois estava tirando de letra
Foi ai que acordei para o mundo
E me tornei-me o gênio que hoje sou

Escrevi meus trabalhos em livros
Da história desse lugar, gostei da idéia
Uns gostaram e aprovaram é bom
Agora não consigo mais parar de escrever
Estou me tornando um gênio das letras.

Sou uma pessoa abençoada por Deus
Que tudo que faço com a graça de Deus dá certo
Tenho uma família maravilhosa que apóia
Que me respeita e tem orgulho de mim, confesso
Isso me deixa feliz, e posso dizer que sou um gênio

Amo as pessoas iguais  nesse mundo
De ninguém sei fazer distinção, juro
Sei preservar meus amigos e meus irmãos
E levo uma vida pacata e feliz, com Jesus no coração
Por isso agradeço a Deus muito pela vida
E fazer de mim um gênio na educação

Na vida não levo nada diz a canção
A minha vida é um livro aberto
Que qualquer criança pode manuseá-lo
Estou dando de mim um pouco de cultura
Como qualquer cidadão de bem faz
Eu sou assim e não tem que me mude
Por que eu sou um gênio da paz

Nessa vida não construir nada fantástico
Para ser achar como um gênio
Mais construir família e soube educar
Com meu suor no cabo da enxada
Mas meu esforço valeu  apenas
Deus me ajudou por que  viu que mereço
E ter me tornado um gênio já cansado.

Em todo esse tempo que educo na vida
As minhas vistas tem si tornada cansada
Mais a minha maior satisfação é saber
Que alguém se deu bem na vida
Sendo por mim  parte do seu educado
O maior presente que tenho na vida
É quando na rua me vê e me cumprimenta
Demonstra-me orgulhoso por ter sido parte dela
E posso dizer que estou feliz  sendo um gênio ao seu lado

Não sei  cantar,  mais adoro  musica
Sei beber  sem  me embriagar
se bebo mais  é socialmente
ninguém me obriga nem  manda  em mim
quando eu quero basta chamar  eu vou
quando  não  quero beber  digo não
sabe porque ?  eu  sou um  gênio educado.

 já  dei murro  em ponta  de faca
já soei a camisa até  molhar
mais uma  coisa  não desistir nunca
foi a  vontade de estudar
estudei  e  me  dei bem na vida
não tenho de que da vida reclamar
não vou mais a universidade.
 mais  estudo à distância   na  internet.
sabe porque ? eu  sou um gênio não sei parar

 cada  ano que se passa
estou  sempre  me inovando a educar
minha vontade  é  tão  grande de ensinar
que não me  canso  de estudar.
se  estudo é por que algo  novo  vou  aprender
para  melhor  saber  repassar.
por isso não me  canso  de  dizer
que um gênio nunca para.

vivo  em  um mundo de aproveitadores.
onde  ninguém  respeita  mais ninguém
sou o  que sou hoje me  orgulho
por que  aprendi  respeita  o  próximo
cresci  muito com tudo  isso na vida
sempre  ajudei a quem me pede
isso me orgulha e me faz torna-me um forte
digo de peito aberto que sou um gênio

 A  palavra gênio tem cinco  letras
A palavra forte  também  tem.
o  amor tem  quatro letra
e  mora no meu coração.
a  inveja  tem  seis letras
não me orgulha é nem tenho  emoção
está  cego por que não  abre os olhos
para  elogiar o  seu  irmão.
faça  isso todos os  dias,
que você também será um gênio
 
Guardo as  minhas amizade no coração.
elogio  quando vejo  que merece
ninguém é  de ferro cada um tem um ponto fraco.
ignoro  quando não me  vê
ajudo  sem  olhar à quem
lamento  não ter  quando procurado
mais  quando tenho não nega
estou  sempre  de braços  abertos,
por isso  sou um gênio do legado.

Estou  cansado e  ficando de  vista  curta
mais  entendo as  conseqüências  da  vida
quem  já perdeu noite de sono trabalhando
As  vistas  cansados  vem do trabalhar.
mais não tem nada  que não resolva
quem  perde  as vistas perde algo  precioso
quem se cuida  usa óculos.
Que é genial para  ler  á noite

Quando  estou  inspirado  faço  verso
E não me canso de escrever
Quando a mulher quer faço  sexo
Quando ela não quer me agüento
Procuro  algo pra ler e esquecer
O que minha mente me chama
Lendo ou escrevendo me concentro
Viajo no mundo da imaginação.
Isso acontece comigo, não sou um gênio?

Ser um gênio é ser  sabido
Esta  sempre  inventando algo  novo
Ser gênio  não é ser louco.
É  querendo  mostrar  algo ao povo
Se  inventar  e  der  certo  fica na  historia
Outra  não mais pode  fazer o mesmo
O direito é todo  seu é legal.
Não sou gênio  mais  me acho  genial

Nenhum comentário:

Postar um comentário